Com mais de dez anos de história, 70 funcionários em nossa matriz, filial em São Paulo há três anos e logo em Curitiba, nossa empresa é destaque no segmento de Comércio Exterior. Mesmo com uma trajetória longa e ótimos resultados, ainda estamos vivendo o início de nossa história.
Mas, você sabe como começou a KPM Logística? Para comemorar essa data, nesse artigo nós iremos contar um pouco da história para você.
O início de uma grande empresa no Brasil
O início de uma grande empresa no Brasil
Para contar a história da KPM, precisamos, resumidamente, apresentar a trajetória do fundador, Cal Dalla Nora.
Bom, tudo começou em 1992, quando Cal ainda trabalhava como office boy e já desejava ter seu próprio negócio. No ano seguinte, o primeiro passo foi dado ao iniciar sua graduação em Comércio Exterior. O curso lhe deu oportunidades de adquirir diversas experiências, principalmente, fora do país. Uma delas foi na América do Norte, em 1996, mas a saudade da família falou mais alto, assim, retornou antes de completar dois meses de viagem, sendo que o plano era permanecer um ano.
Com isso, retornou para a faculdade no Brasil e aceitou um estágio em um agente marítimo da região. Com a sua carreira sendo trilhada no Comércio Exterior, em 2006, iniciou o caminho na área comercial e, nos anos seguintes, passou a ocupar cargos de liderança e a atuar em agentes de cargas.
E onde entra a KPM? Nosso percurso começou a ser desenhado no fim de 2009, quando Cal participou de uma feira de logística em Itajaí, como Sales Executive. Neste momento, ele encontrou a oportunidade de empreender – seu maior desejo, lembra? Isso porque, nesse evento, ele reencontrou um amigo da época de faculdade, que lhe revelou a vontade de comprar um agente de cargas. Durante dois meses, Cal insistiu na ideia de sociedade na nova empresa, estruturada em dezembro do mesmo ano.
Em fevereiro de 2010 que, de fato, a KPM Logística nasceu, após a definição do nome, por meio da mistura das letras das empresas do seu, então, sócio. No início, o foco eram as cargas dessas organizações, que correspondiam a 80% dos nossos processos. Somente em setembro começamos a fechar um bom volume de cargas. Não foi uma tarefa fácil conquistar novos clientes. Mas, cada novo cliente era (e ainda é) tratado com individualidade e respeito, priorizando a construção de um bom relacionamento.
Com um ano, iniciaram algumas contratações, pois era preciso formar uma ótima equipe. Até 2013, as admissões foram focadas nos setores Operacional e Financeiro. Mas, o setor Comercial ganhou um novo funcionário, Sérgio Marquetti, que chegou para somar com os cinco funcionários que a empresa possuía.
Em 2018, após conquistas e dificuldades, a sociedade foi amigavelmente desfeita e seguimos independente. Nesse mesmo ano, o escritório em São Paulo foi inaugurado e uma nova equipe começou a se formar.
Atualmente, com 12 anos de história, contamos com uma ampla sala e 70 funcionários, em Itajaí. A filial em São Paulo já completou três anos e tem uma equipe de seis colaboradores. Nesse ano de 2022, chegaremos em Curitiba. O escritório na capital paranaense está prestes a abrir e já possui três funcionários.
Segundo o nosso CEO Cal, tivemos inúmeras conquistas e um grande crescimento, porém, isso é só o início de uma longa história. “O investimento é proporcional ao crescimento que esperamos ter. Para os próximos 12 anos, o objetivo é triplicar o tamanho. Temos uma equipe competente, dedicada e que tem determinação para alcançar esta meta”, conclui.
Acompanhe nossa trajetória pelas redes sociais e venha fazer parte dela também: @kpmlogistica