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Container NOR: você está pronto para utilizá-lo?

9 de novembro de 2021
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O volume de contêineres refrigerados que saem do Brasil não para de crescer. Mesmo com os desafios de 2020, as exportações em containers Reefer cresceram 6,94%, segundo dados consolidados pelo DataLiner. Os dados são positivos para o mercado nacional, entretanto, os números não são os mesmos quando comparados a importação de produtos refrigerados.

O fato dessa equação não bater, resulta em problemas quanto a disponibilidade de containers Reefers em nossos terminais. Para solucionar isso, os armadores precisam reposicionar esses equipamentos para atender a demanda. Esse processo, entretanto, acaba custando um valor alto, afinal, é necessário transportar os containers vazios, o que interfere diretamente no custo do frete para o consumidor final.

Justamente para diminuir o prejuízo e equilibrar a oferta e demanda, os armadores passaram a oferecer o container NOR, sigla do inglês para “Non-Operating Reefer”. Este equipamento nada mais é do que o container Reefer desligado e utilizado para transportar cargas secas.

Apesar de parecer simples (e realmente ser na maioria das vezes), o container NOR gera dúvidas quanto a segurança da carga e do próprio equipamento. Mas, seguindo algumas regras e cuidados, é possível evitar custos e problemas, e ainda ganhar um ótimo desconto na transição.

Detalhes para ficar atento:

– O container refrigerado possui uma estrutura tecnológica e um revestimento mais espesso, diferente do container Dry. Por isso, a carga e descarga precisa ser feita com cuidado, afinal, se o equipamento é danificado os custos para a revisão são altos, e com isso a economia conquistada em utilizar o NOR será desperdiçada;

– A capacidade volumétrica do equipamento de 40 pés NOR é de até 9 m³ menor se comparado ao equipamento de 40 pés HC, o que pode interferir no transporte de alguns equipamentos;

– Na maioria das vezes você irá encontrar containers Reefer de 40 pés, e será necessário avaliar se a redução no valor vale a pena, em comparação a um container Dry de 20 pés, caso a sua carga não possua o volume necessário para lotar a estrutura;

– Só é permitida a utilização do container NOR quando este está devidamente higienizado e totalmente sem odor;

– As cargas secas mais transportadas no container NOR são eletrônicos, celulares, tecidos, calçados e pneus.

Encontrar soluções para as transações internacionais é a especialidade da KPM. Entre em contato com a nossa equipe que te ajudará a compreender e utilizar as vantagens do container NOR.

E-mail: contato@kpmlogistica.com.br