English EN Portuguese PT Spanish ES

Ano-Novo Chinês e o impacto para o Comércio Exterior

25 de janeiro de 2022
Compartilhar

Já estamos chegando ao fim do primeiro mês do ano, mas um dos principais parceiros comerciais do Brasil ainda está se preparando para receber o novo ciclo. Os chineses irão celebrar a chegada do ano 4720, apenas em 1º de fevereiro de 2022. Na data, dirão adeus ao Ano do Boi e receberão com alegria e muita tradição, o Ano do Tigre.

Este é o principal feriado da Ásia, pois não se limita apenas a China. Vietnã e Coreia do Sul, também o comemoram. Exatamente por isso que este “réveillon” causa arrepios em quem trabalha com Comércio Exterior. Além da data não ser fixa, os países que o celebram param por até sete dias, o que atrapalha diretamente a logística internacional.

Para este ano é preciso se preparar para ter dificuldades em resolver demandas com os chineses, do dia 31 de janeiro até o dia 6 de fevereiro. Isso significa que é preciso se programar. Adiantar as importações, ajustar as informações e principalmente: ter muita paciência e empatia com as tradições orientais.

Diferente do nosso Ano Novo, onde as empresas folgam apenas um dia (as vezes nem isso), na China, toda a indústria para completamente, em alguns casos, por até 15 dias. Como o período de produção no país pode levar até 30 dias e o transporte das cargas de 60 a 70 dias, se os importadores brasileiros não ficarem atentos, só receberão os pedidos, em meados de março e abril.

Como no início do ano ocidental, muitos clientes se animam em realizar importações de produtos chineses, cabe a nós, agentes de carga, ficarmos atentos aos prazos e manter os clientes cientes da situação.

Se você já é cliente da KPM, com certeza se antecipou e garantiu o embarque. Se não conseguiu se programar para 2022, entre em contato com a nossa equipe, para que no próximo ano já estejamos alinhados! Itajaí: (47) 3046-1090 | São Paulo: (11) 3675-8660 | E-mail: comercial@kpmlogistica.com.br

O que é o Ano-Novo Chinês?

Diferente dos ocidentais, os chineses acompanham os 12 ciclos da Lua. As festividades começam com a segunda lua após o solstício de inverno, data que pode ir do final de janeiro a meados de fevereiro no calendário gregoriano.

As celebrações do Ano-Novo Chinês começam no primeiro dia, do primeiro mês lunar no calendário chinês e abrangem 15 dias, quando chega a lua cheia. Diversas atividades culturais, animadas comemorações e fogos de artifício, marcam a festa. A celebração, faz parte da história chinesa há muitos anos, é baseada em uma interessante lenda sobre um monstro que saiu dos mares na véspera de ano novo e que tinha medo de fogo e cor vermelha, o que explica a tradição da cor e das lanternas.

É um momento em que as famílias costumam se reunir e viajar longas distâncias. Para muitos, essa é a única chance do ano de voltar para casa e levar presentes.

Cada ano chinês é representado por um animal, e em 2022 é a vez do tigre. O horóscopo chinês é subdividido em 12 signos, cada um representando um animal. A história dessa divisão é marcada por uma lenda em que Buda teria realizado uma comemoração e convidado animais da floresta, comparecendo o total de 12. Como apenas eles compareceram, Buda decidiu homenageá-los atribuindo o nome de cada um, a todos nascidos em um intervalo de tempo e, a cada ano, o zodíaco é governado por um desses animais.

Para os chineses, cada animal representa as expectativas de cada ano. Em 2022, o animal representa força e coragem. Desta maneira, segundo a astrologia chinesa, espera-se a chegada de um ano de dinamismo, propício para novos projetos e grandes acontecimentos.