English EN Portuguese PT Spanish ES

Você já ouviu falar sobre uma empresa 3PL? Entenda o que são os Provedores Logísticos

8 de abril de 2022
Compartilhar

É difícil dar conta de todos os pedidos que chegam na empresa, não é mesmo!? Contudo, para conseguir cumprir todas as demandas, é necessário pensar em outras estratégias para que todos os processos fluam e os clientes sejam atendidos perfeitamente. Por isso, muitas organizações adotam o 3PL — Third Party Logistics, ou empresa de logística de terceiros, em português.

Nesse artigo, nós iremos te explicar melhor sobre essa ferramenta do mercado logístico. Afinal, se você entender como atuam os 3PL’s, terá novas estratégias de vendas, novos resultados, redução de custos, além de deixar a empresa ainda mais ágil, sem ser preciso grandes mudanças. 

Ah, e um spoiler: a KPM é uma empresa 3PL. Mas, leia o artigo para poder entender nossa função no seu negócio.

O que é o PL na logística?

Antes de falar sobre essa ferramenta, é interessante você entender o que é o PL. A sigla significa partes da logística (Party Logistics). Há diversas etapas em um sistema logístico, por isso, existem cinco classificações distintas de PL que uma organização é responsável.

Ou seja, cada nível indica o modelo de operação logística definido por uma empresa e o quanto fica sob responsabilidade das transportadoras de cargas ou provedores logísticos.

Níveis das partes logísticas

Em resumo, os PL’s são usados para especificar o modelo de operação logística em cada uma das empresas. Desta forma, pode-se compreender o quanto de ações ela mesma cuida e quais são entregues aos provadores logísticos.

1PL (Firts-party Logistics – Logística primária)

Organização que envia produtos ou mercadorias de um local para outro.

2PL (Second-party Logistics – Logística secundária)

Empresa que possui ativos como veículos ou aviões para transportar os produtos de um local para outro.

3PL (Third-party Logistics – Logística de terceiros)

Nesse nível, as atividades logísticas e de transporte são terceirizadas e a empresa que contrata esse serviço é responsável somente pelo gerenciamento das transportadoras. Ou seja, a organização contratada irá assumir todas as operações de armazenamento e distribuição, com uma atuação ampla.

4PL (Fourth-party – Logística de quarta parte)

O provedor logístico possui mais autonomia. Desse modo, ele é responsável pelo transporte da mercadoria, pode fazer compra de novos produtos para armazenar, organizar e distribuir.

5PL (Fifth party – Logística de quinta parte)

No último nível, as operações vão além do transporte e estão mais voltadas ao e-commerce. Ou seja, os provedores logísticos têm foco na tecnologia, oferecendo soluções inovadoras para a logística da organização, com base em análise dos trabalhos realizados pelas 3PL e 4PL, além de construir uma cadeia de suprimentos relacionada à sua necessidade.

A KPM é uma empresa 3PL

Assim sendo, a escolha de contratar um serviço 3PL é uma ótima solução para quem deseja delegar suas atividades logísticas, deixando todos os processos, como documentação, pagamento de taxas, seguro, entre outros, nas mãos de uma única empresa. No caso, a KPM, que recentemente passou a oferecer esse serviço logístico diferenciado.

Ao adquirir esse serviço, os clientes possuem diversas vantagens, entre elas: a diminuição da dor de cabeça, já que não terá que lidar com diferentes empresas terceirizadas e também a redução dos custos. Com um parceiro 3PL, o contratante fará um pagamento único, que irá cobrir os gastos de todo o processo.

Às vezes, escolher um parceiro logístico ideal para o seu negócio não é tarefa fácil. Mas, acreditamos que a KPM é a opção ideal para a sua empresa.

Entre em contato:

Itajaí (47) 3046-1090 | São Paulo (11)3675-8660

Email: comercial@kpmlogistica.com.br